quarta-feira, 22 de maio de 2013

UBUNTU SOMOS TODOS UM

Ubuntu



O termo Ubuntu é uma abreviação da expressão, ou do ditado, de origem africana: ngobantu ngumuntu ngabantu. O Ubuntu é a expressão de uma ética e de uma filosofia que valoriza o vínculo social, a comunidade, a cooperação, a solidariedade, a fraternidade e um compromisso de lealdade para com o outro, acima do interesse individual. Na falta de uma tradução exata e literal, algumas aproximações são sugeridas, como: Eu sou pelo que nós somos; Eu só existo porque nós existimos; Somos todos um; Humanidade para com todos; Sem você eu não sou; Em você torno-me humano... além de várias outras possíveis. Nas palavras do premiado Nobel da Paz, Arcebispo Desmond Tutu: ¨Uma das coisas em nosso país é o Ubuntu – a essência do ser humano. Ubuntu fala principalmente sobre o fato de que você não pode existir como ser humano de forma isolada. Ela fala sobre nossa interconexão. Você não pode ser humano sozinho, e quando você tem essa qualidade – Ubuntu – você é conhecido por sua generosidade. Nós pensamos de nós mesmos muito frequentemente, apenas, como indivíduos, separados uns dos outros, enquanto quando você está conectado, o que você faz afeta o mundo inteiro. Aquilo que você faz bem, se espalha, é para toda a humanidade... Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, apóia os outros, não se sente ameaçada quando os outros são bons e capazes. Ele ou ela, tem uma auto-confiança que vem de saber que ele ou ela pertence a um todo maior, e é diminuído quando os outros são humilhados ou diminuídos, quando outros são torturados ou oprimidos.¨
bodhisattva
Há uma história que ilustra muito bem o que é esta filosofia. Um breve resumo:
Na falta melhor do que fazer, um antropólogo enquanto aguardava um transporte que o levasse de volta para casa, teve a grande ideia de comprar alguns doces e fazer uma experiência com as crianças da tribo que estudava. Disse a elas que a primeira que chegasse onde se encontrava as guloseimas seria a dona de tudo, e poderia saborear sozinha o conteúdo da cesta que havia deixado sob uma árvore não muito distante dali. Para sua surpresa, as crianças correram juntas de mãos dadas até onde se encontrava o balaio e compartilharam felizes tudo o que encontraram nela. Não entendendo muito bem o acontecido, perguntou:_ Por que vocês correram juntas, de mãos dadas, se aquela que tivesse chegado antes poderia ter tudo só para si mesma? As crianças olharam espantadas para ele e disseram: _Ubuntu, senhor. Como é que apenas um de nós poderia ficar feliz se todos os outros ficassem tristes?
UBUNTU para TODOS aqui dos outros cantos do mundo que sofremos da ausência desse contato estreito com o próximo. Daí, serem a solidão e a depressão as nossas companheiras inseparáveis!
Que esses ventos vindos da Mãe África elevem nossos espíritos e nos encantem com a sua inocência!


   Meninos - Xangai
Vídeo tomado emprestado do canal Francisco Buarque:
https://www.youtube.com/watch?v=zMdWhaZFxUM

*
As criançaque desconhecem o Bullying! 
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário